Por que você deve fazer um controle de Logística (entregas) na sua empresa?


A logística na sua empresa, deve ter os processos e a organização para que haja rentabilidade e você possa ser referência em um mercado que é tão competitivo. Sendo assim quanto mais inovadoras forem as técnicas na logística, mais você terá redução de gastos e aumento nos ganhos do seu negócio.

Vivemos em tempos onde existe hiperconectividade entre cliente e empresa. Os meios de comunicação estão nas mãos de todos o tempo todo. Mas o que isso tem a ver com a logística? 

Já já eu chego lá! Antes disso preciso entrar em outro assunto importante. 

Processos para a boa entrega:

Os produtos que circulam na sua empresa, devem ter garantia de que foram conferidos e analisados antes da chegada ao cliente, e isso não precisa ser feito em papel ou planilha, isso deve estar interligado desde o começo de sua venda até a finalização, quando o cliente vai receber o produto e dizer qual foi o nível de satisfação com a empresa. 

Em muitos casos o cliente adora o atendimento na venda, mas quando chega na hora da entrega vem a “dor de cabeça”. Mas se houver boa comunicação e ação do responsável de logística sobre isso, as chances que o cliente fique satisfeito são de 99%. Além de uma boa gestão, uma dica bacana é pagar comissão ou bonificação a quem entrega o produto, forçando ele a trazer satisfação para o cliente.

Sendo assim é de grande importância que você invista em um software que atenda a demanda de gestão das entregas da sua empresa; Lembrando não importa o tamanho ou com quantos caminhões você trabalha, a organização e gestão devem sempre existir.

Comunicação com seu cliente:

Agora vou voltar a um assunto que citei lá no começo e fiquei te devendo retorno, a comunicação com seu cliente. É de extrema importância, que seus clientes saibam como está o andamento no processo da entrega do produto que comprou. Mas você avisa seu cliente de alguma forma?

Se não, procure uma empresa que traga essa facilidade de forma automática, o e-mail pode ser útil, mas por muitas vezes o envio é bloqueado, caindo na caixa de Spam. Tenha como prioridade o Whatsapp, onde as pessoas recebem a informação mais rapidamente com acesso na palma da mão, evitando que seu cliente não esteja em casa para receber uma mercadoria ou fique ligando para a loja. 

Por mais que já existam processos que ocorram com eficiência, é sempre necessário estar acompanhando as tecnologias e inovações, e nesse contexto, é preciso ter inovação e ficar atento ao mercado devido a tantas tendências.

Investindo em um software sua empresa consegue obter maior controle nos processos, permitindo o apuramento melhor de todas as atividades, isso faz toda a diferença para melhor estruturação do setor de logística.

O ERP é uma ótima escolha, possibilitando o controle da logística, de diferentes localidades. É uma ferramenta que possibilita uma melhor gestão para tomar decisões, com base em dados completos e embasados.

Conheça algumas funcionalidades que auxiliam na organização desse setor:

  • Controle de Frete automatizado;
  • Gerenciamento de pedidos;
  • Combinação de Entrega no momento da venda;
  • Controle de prazo de entrega;
  • Gestão de Agendas de Entrega;
  • Controle de Equipes (Caminhão, motorista e ajudante);
  • Emissão de Notas Fiscais automatizadas;
  • Emissão de Documentos;
  • Envio de status de entrega automático para seu cliente.

Tenha total controle sobre cargas entregues e pendentes, hoje cada vez mais, o consumidor exige que sua entrega chegue no dia combinado, sendo mínimas as chances que ele compre novamente, caso ocorra atraso. Com um bom controle no seu ERP, você minimiza ao máximo a insatisfação do seu cliente, otimizando com precisão seu fluxo de entregas.

No momento em que um pedido é registrado no sistema, a sua logística deve receber a informação para começar desde já a preparar a entrega para o cliente, com a impressão de um romaneio auxiliando na separação dos produtos.

É importante também que o Técnico de Logística tenha a flexibilidade para fazer:

  • Múltiplas cargas para uma mesma venda: Distribuindo pelo peso do caminhão;
  • Uma carga para múltiplas vendas: Quando a entrega é em um município distante da loja, evitando que o caminhão faça mais de uma vez o mesmo trajeto.

Conclusão:

O objetivo deve ser sempre entregar na data estipulada pelo cliente, cumprir prazos é extremamente importante, pois é uma das maiores propagandas que o consumidor pode fazer de sua loja, trazendo maior credibilidade aos seus processos de planejamento e organização.

Para atingir essa meta, reduzindo riscos de insatisfações e consequentemente aumentando seus lucros, é preciso ter um setor de logística bem organizado. Assim você conseguirá, além de ganhar um lugar destacado no mercado, gerar o mais importante: 

A satisfação do cliente!

Com isso te convido a conhecer o iNOV ERP, temos um módulo de logística integrado a toda gestão da sua empresa, só esperando você para usufruir de tudo que citamos acima. 

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