A poluição no Brasil cresce a cada ano, estando hoje entre os 70 países mais poluídos do mundo. As práticas sustentáveis começam a se tornar estratégias viáveis para combater esse crescimento exponencial.
O fato é que sempre devemos buscar cuidar melhor do nosso planeta e no ramo de materiais de construção não deve ser diferente. Por isso hoje iremos listar 5 itens que irão ajudar você, ou a sua loja, a diminuir esse impacto mundial.
- Bloco de Adobe:
Formados a partir de terra crua, água, palha e, algumas vezes, fibras naturais, o Adobe é um bloco que já existe há cerca de 10 mil anos. Moldado muitas vezes artesanalmente, esse tipo de tijolo mostra-se benéfico do ponto de vista ecológico, pois é um material econômico que regula a temperatura interna da construção. É um elemento sustentável devido ao barro, que é reutilizável ao ser cozido, podendo ser triturado e umedecido para voltar ao estado original.
- Revestimento de Poliuretano Reciclável:
O Poliuretano é um polímero que forma um material sólido com textura muito similar à espuma, sendo o revestimento fabricado a partir do reaproveitamento desses polímeros, podendo ser utilizado como isolante térmico para a sua obra. Utilizar esse material ajuda a reduzir os impactos ambientais negativos do descarte de materiais de construção na natureza.
- Lâmpadas de LED:
O material mais conhecido dessa lista, as lâmpadas de LED, já são muito utilizadas hoje em dia, proporcionando até 50 mil horas de duração, economizando cerca de 80% em contas de luz, graças a boa capacidade de diodo. Mas não só por isso as lâmpadas de LED podem ser recicladas. Elas possuem boa tecnologia, sem gases e agentes tóxicos, que reduzem o impacto ambiental e o aumento de calor.
- Ecogranito:
Com o objetivo de minimizar os impactos da natureza, surgiu o Ecogranito, um tipo de revestimento gerado através da extração de granitos e mármores, tornando o produto muito mais resistente a fissuras, trincas e rachaduras. Possibilitando também que possa ser reutilizavel.
- Bambu:
Sendo um material extremamente leve, o Bambu é um recurso renovável devido ao seu alto e rápido crescimento. O Bambu pode também ser descartado diretamente no solo, não provocando nenhuma contaminação ao meio ambiente. É um material utilizado para estruturas principalmente, podendo substituir em muitas vezes a madeira clássica.
Conclusão:
Devemos cuidar melhor do nosso planeta através de ações simples. Essa prática passa por todos os segmentos de nosso dia-dia, sempre buscando reduzir o impacto ambiental, o que não deve ser diferente no ramo de materiais de construção.