Materiais de Construção Sustentáveis: Conheça 5 itens que irão ajudar nosso planeta


A poluição no Brasil cresce a cada ano, estando hoje entre os 70 países mais poluídos do mundo. As práticas sustentáveis começam a se tornar estratégias viáveis para combater esse crescimento exponencial.

O fato é que sempre devemos buscar cuidar melhor do nosso planeta e no ramo de materiais de construção não deve ser diferente. Por isso hoje iremos listar 5 itens que irão ajudar você, ou a sua loja, a diminuir esse impacto mundial.

  1. Bloco de Adobe:

Formados a partir de terra crua, água, palha e, algumas vezes, fibras naturais, o Adobe é um bloco que já existe há cerca de 10 mil anos. Moldado muitas vezes artesanalmente, esse tipo de tijolo mostra-se benéfico do ponto de vista ecológico, pois é um material econômico que regula a temperatura interna da construção. É um elemento sustentável devido ao barro, que é reutilizável ao ser cozido, podendo ser triturado e umedecido para voltar ao estado original.

  1. Revestimento de Poliuretano Reciclável:

O Poliuretano é um polímero que forma um material sólido com textura muito similar à espuma, sendo o revestimento fabricado a partir do reaproveitamento desses polímeros, podendo ser utilizado como isolante térmico para a sua obra. Utilizar esse material ajuda a reduzir os impactos ambientais negativos do descarte de materiais de construção na natureza.

  1. Lâmpadas de LED:

O material mais conhecido dessa lista, as lâmpadas de LED, já são muito utilizadas hoje em dia, proporcionando até 50 mil horas de duração, economizando cerca de 80% em contas de luz, graças a boa capacidade de diodo. Mas não só por isso as lâmpadas de LED podem ser recicladas. Elas possuem boa tecnologia, sem gases e agentes tóxicos, que reduzem o impacto ambiental e o aumento de calor.

  1. Ecogranito:

Com o objetivo de minimizar os impactos da natureza, surgiu o Ecogranito, um tipo de revestimento gerado através da extração de granitos e mármores, tornando o produto muito mais resistente a fissuras, trincas e rachaduras. Possibilitando também que possa ser reutilizavel.

  1. Bambu:

Sendo um material extremamente leve, o Bambu é um recurso renovável devido ao seu alto e rápido crescimento. O Bambu pode também ser descartado diretamente no solo, não provocando nenhuma contaminação ao meio ambiente. É um material utilizado para estruturas principalmente, podendo substituir em muitas vezes a madeira clássica.

Conclusão:

Devemos cuidar melhor do nosso planeta através de ações simples. Essa prática passa por todos os segmentos de nosso dia-dia, sempre buscando reduzir o impacto ambiental, o que não deve ser diferente no ramo de materiais de construção.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima

Integração com
whatsapp