Preço Psicológico e estratégias de vendas

Tratando-se de vendas, quanto mais, melhor, não é mesmo? E a missão de todo varejista é atrair sua freguesia de qualquer forma, seja pelo carisma no atendimento ou pelo preço atrativo dos produtos.

Mas, você sabe o que é preço psicológico ?

O preço psicológico é uma estratégia de marketing utilizada para gerar uma percepção positiva de custo-benefício ao cliente perante há precificação de um produto ou serviço, isto é, você vai tocar no subconsciente dele usando preços “quebrados”, por exemplo R$9,95, R$99,99 ou R$299,90.

Na prática

A diferença entre o preço quebrado ao preço redondo é mínima, mas no subconsciente do cliente tem um impacto psicológico gigantesco.

Vamos usar um exemplo para ficar mais claro para você:

Um determinado produto que custa R$ 99,99 o cliente passa a vê-lo como “noventa e nove” reais, o que diminuiu o impacto para ele de um produto que custa cem reais.

Outro exemplo famoso é quando uma empresa coloca o preço antigo comparado com o preço atual, isso chama atenção do cliente. Ao perceber a redução do preço naquele comparativo, sente-se motivado a realizar a compra para obter uma vantagem financeira.

Caso seu produto tenha um preço elevado, uma boa opção é deixar em destaque a valor da parcela e quantidades de vezes que podem ser feitas, assim a percepção inicial não será de um preço elevado, com custo alto.

Por que você deve utilizar essa estratégia no varejo ?

  • Possibilita o aumento das vendas no mês;
  • Torna o produto mais atrativo para seu cliente, mostrando que ele está sendo comercializado em melhores condições;
  • Permite que o cliente tenha uma experiência de compra na sua loja pelo custo-benefício do produto e possibilita um futura fidelização do mesmo;
  • Contribui para a rotatividade dos lotes dos produtos no seu estoque;
  • Faz com que o cliente leve mais produtos, por vê-los em condições favoráveis.

Conclusão

O preço psicológico é uma estratégia usada pelo mais diversos setores do varejo, ela torna-se uma estratégia altamente vantajosa para os comerciantes.

Não importa o seu ramo de atuação, nem o tamanho da sua loja, a estratégia de preço psicológico vai servir pra você e trará ótimos resultados.

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